2 de Fevereiro de 1923: surgiu a venenosa gasolina com chumbo

A gasolina com chumbo (tetratilchumbo) foi vendida pela primeira vez a 2 de Fevereiro de 1923 no posto de abastecimento de Willard Talbott em Daytona, no estado do Ohio, nos EUA. Foi baptizada como "gasolina com chumbo" por Charles Kettering, da General Motors, depois de o laboratório técnico da marca de Detroit ter detectado a mistura que permite elevar as octanas do combustível, mas tão tóxica que chegou a ser apelidada como uma das piores 50 invenções de todos os tempos.

Durante seis décadas as gasolineiras ignoraram os riscos associados ao chumbo e os alertas que surgiram desde início quando a 10 de Novembro de 1924 foi noticiado que 35 empregados da Standard Oil Company, de New Jersey, sofriam de "doenças profissionais". Os sintomas passavam por insónia e tensão arterial baixa, que hoje são vistos como o resultado pelo "envenenamento" pelo chumbo.

Só em meados dos anos 80 do século passado surgiu um movimento que foi proibindo este combustível. Mas em Portugal ele esteve ainda disponível até ao virar do século.

Em destaque